Quanto custa fazer intercâmbio? Veja quais são os gastos principais

Para quem está pensando em ir estudar fora do Brasil, um dos principais questionamentos é relativo à grana: afinal, quanto custa fazer intercâmbio? Essa pergunta está longe de ter uma resposta única, mas a gente te ajuda a descobrir.

Já falamos por aqui sobre como economizar para fazer intercâmbio, e uma das dicas mais importantes é determinar quanto você vai gastar. É importante ter uma meta específica para se organizar financeiramente e juntar a grana necessária para realizar esse sonho. Mas como saber quanto vai custar?

Quanto custa fazer intercâmbio

Os tipos de intercâmbio disponíveis mundo afora são quase infinitos, e os estilos de vida dos viajantes também. É por isso que a resposta a essa pergunta é tão variável. Por isso, antes de mais nada é preciso começar a planejar o intercâmbio, definindo que tipo de programa lhe interessa, qual é o melhor país para você e quanto tempo pode ou quer ficar fora.

Já sabe para onde quer ir? Para facilitar o cálculo de quanto vai gastar por lá, listamos aqui as principais despesas em um intercâmbio:

Passagem aérea

Para ter uma ideia de quanto você vai gastar para chegar no país de destino, uma dica é comparar os valores de várias companhias aéreas através de sites como o Google Flights e o Skyscanner, que permitem inclusive que você configure um alerta para ser avisado caso os preços aumentem ou diminuam.

Se você puder viajar na baixa temporada, provavelmente vai pagar bem menos do que em períodos mais disputados como as férias escolares.

Visto

Dependendo do país de destino e do período de permanência, é possível que você não precise de visto de estudante. Se for para os países do Espaço Schengen, por exemplo (acordo que reúne a maioria dos países europeus), você pode ficar por até 90 dias como turista.

Se seu destino for um dos países do Mercosul, é mais fácil ainda. Mas caso você vá passar mais tempo ou vá para um país que só permita a entrada de brasileiros com visto, como a Austrália, é importante levar esse custo em consideração.

Dependendo de onde você mora, pode ser preciso somar à conta os gastos com transporte e hospedagem em outra cidade, para ir ao consulado do país de destino.

Curso

O preço do curso varia não apenas de acordo com o destino, mas também com o tipo de escola e a carga horária de aulas. A melhor forma de descobrir os preços é pedir um orçamento de intercâmbio. Os consultores especializados vão explicar as diferenças entre as opções e ajuda-lo a escolher a que mais se adeque ao seu perfil.

Acomodação

Os gastos com acomodação vão depender de onde você escolher ficar no intercâmbio, que pode ser uma casa de família, residência estudantil ou apartamento, por exemplo. Caso escolha a última opção, lembre-se de acrescentar à conta gastos com luz, água, internet etc.

Seguro viagem

Não se esqueça também de pensar no seguro viagem. Além de ser obrigatório para a entrada como turista no Espaço Schengen e para obter visto de estudante para alguns países, ele é importante para qualquer viagem internacional. Se você tiver um problema de saúde inesperado, vai ter o amparo da seguradora e evitar gastos possivelmente estratosféricos.

Compras pré-viagem

Quase todo mundo acaba comprando umas coisinhas antes de embarcar, então vale prever esses itens ao calcular quanto custa fazer intercâmbio. Mala, remédios e miudezas como adaptador de tomada, cadeado e travesseiro de pescoço podem entrar na sua listinha de compras. Alguns itens, como roupas de frio, costumam sair mais em conta no destino.

ALIMENTAÇÃO E TRANSPORTE

Faça também uma estimativa de quanto vai gastar por semana ou por mês para “sobreviver” na cidade. Nessa conta entram principalmente os gastos com alimentação (lembrando que comprar comida no supermercado sai bem mais em conta do que comer fora) e transporte (que pode ser quase zero caso você vá para uma cidade pequena). Para ter uma ideia desses custos, converse com quem já foi para o destino e acesse sites como o Quanto Custa Viajar e o Expatistan.

Lazer

Por fim, considere aqueles supérfluos que podem variar muito de acordo com seu estilo de vida, como festas, bebidas alcoólicas, passeios, atrações turísticas, viagens e comprinhas. Se quiser fazer um intercâmbio barato, uma das principais dicas é tentar pegar leve nesses gastos extras.

Já sabe para que destino pretende ir e quer saber quanto custa fazer intercâmbio por lá? Entre em contato com um dos consultores da Scool, que estão à disposição para lhe orientar e fazer os trâmites de matrícula no curso, reserva de acomodação e contratação do seguro viagem.

Compartilhe agora

Escrito por:
Aerotur