Muita gente questiona qual é a melhor idade para fazer intercâmbio. A resposta é simples: a sua. Qualquer que seja a fase da vida, um intercâmbio sempre é uma experiência incrível.
Tem quem sonhe em fazer intercâmbio desde criança. Outras pessoas, por outro lado, só se sentem seguras ou despertam essa vontade quando atingem a maioridade, ou aos 20 e poucos anos. Que é, de fato, a época em que a maioria dos intercambistas embarca para essa experiência.
Mas mesmo que você só queira ou possa viajar mais tarde do que isso, seja por questões financeiras ou por qualquer outro motivo, não há motivo nenhum para desanimar.
Cada um tem seu tempo, e não existe uma só idade para fazer intercâmbio. Além disso, se pesquisar bem, você pode aumentar as chances de conviver com pessoas da sua idade durante a viagem.
Qual é a melhor idade para fazer intercâmbio?
Para os cursos de idioma regulares, a idade mínima costuma ser de 18 anos. Antes disso, no entanto, existem tantos tipos de programas de intercâmbio que não faltam opções para os mais novos.
É possível viajar em família, participar de programas de férias no exterior para adolescentes ou cursar parte do ensino médio em outro país, por exemplo. No caso de intercambistas mais jovens, o que prevalece é a maturidade do viajante e a decisão dos pais.
Idade máxima, por outro lado, é algo que não existe. Mesmo que não possa viajar por mais de um mês por causa do trabalho ou de outras obrigações, essa experiência tem tudo para ser inesquecível.
Caso você já tenha passado dos 20 e poucos anos, é normal querer conviver com pessoas da mesma idade. Afinal, enquanto os mais jovens costumam ter mais tempo livre e estar mais interessados em se divertir e desenvolver a independência, pessoas mais velhas tendem a levar os estudos mais a sério e querer discutir temas mais sérios em sala de aula.
Nesse caso, a dica é procurar uma escola ou tipo de curso que esteja voltado para uma faixa etária similar à sua. Uma boa agência de intercâmbio pode ajudá-lo com isso, e algumas instituições oferecem até turmas específicas para quem tem mais de 30 anos.
Também existem programas “executivos”, voltados para profissionais que buscam um conhecimento específico ligado à sua área de atuação. São os casos de aulas de Business English (inglês para negócios) e até cursos voltados para áreas específicas, como saúde, comunicação ou direito.
“Mas eu também já passei dessa fase, já tenho mais de 50 anos. Ainda tenho idade para fazer intercâmbio?”. Mais uma vez, a resposta é sim!
Algumas escolas têm também turmas para alunos com mais de 50 anos, que costumam combinar as aulas de idiomas com outras atividades, como passeios pela cidade, cursos de culinária, workshops sobre artes ou degustação de vinhos.
Qual é a moral da história? Fazer um intercâmbio sempre vale a pena. De acordo com sua idade e momento de vida, os benefícios serão diferentes, mas eles sempre vão existir. Só não vale deixar de realizar esse sonho por achar que já passou da idade para fazer intercâmbio.
Entre a adolescência e a velhice, a viagem pode ajudá-lo a “sair debaixo da saia” dos pais, a tornar seu currículo mais competitivo, a repensar sua trajetória profissional durante um período sabático, a superar a timidez, a combater o estresse e até a exercitar o cérebro ou apenas passar o tempo na aposentadoria.
E aí, vai continuar usando a desculpa de que não tem idade para fazer intercâmbio ou vai começar a planejar o seu?