Quando você pensa em fazer intercâmbio, a primeira grande dúvida que vem a sua cabeça é: Para onde? Confira abaixo o ranking dos melhores lugares para fazer intercâmbio em 2018, divulgado pela consultoria Quacquarelli Symonds (QS), especializada em ensino superior.
Desde 2015, a empresa QS consultoria britânica especializada em ensino superior, renomada mundialmente, em parceria com a Elsevier, editora de literatura científica do mundo vem ranqueando as melhores cidades estudantis ao redor do mundo.
Para estar no ranking cada cidade deve possuir uma população maior de 250.000 habitantes e ser o lar de pelo menos duas universidades presentes no mais recente QS World University Rankings®. Para métricas populacionais, a área metropolitana é usada sempre que possível. Os cálculos atuais sugerem que 125 cidades se qualificam para consideração.
O índice QS Best Student Cities apresenta os melhores destinos urbanos para estudantes internacionais, com base em diversos indicadores agrupados em cinco categorias principais. Até 2016, essas categorias consistiam em: Rankings Universitários, Mix de Alunos, Desejo, Empregabilidade e Acessibilidade.
Desde 2017, o QS Best Student Cities também incluiu uma categoria chamada Student View, baseada em uma pesquisa com estudantes e recém-formados em todo o mundo.
Veja a seguir os 9 melhores lugares para fazer intercâmbio em 2018:
9º Sidney – Austrália
Apesar de Melbourne conquistar a coroa como a principal cidade estudantil da Austrália, Sidney continua sendo uma rival muito forte.
Sydney vem apenas um ponto atrás de Melbourne para o indicador de mix de alunos, graças à sua comunidade estudantil grande, diversificada e inclusiva, e também está em quarto lugar no mundo por conveniência, refletindo a alta qualidade de vida em toda a cidade, bem como a sua popularidade entre os futuros alunos.
Além de ser o centro econômico e financeiro da Austrália, Sidney é conhecida pelo impressionante panorama de seu porto, icônica casa de ópera, grande variedade de espaços verdes dentro da cidade e proximidade das praias que estão entre as mais belas não apenas na Austrália, mas em qualquer lugar no mundo. Ela também foi classificada como uma das 10 cidades mais habitáveis do planeta tanto pela Mercer quanto pela The Economist.
8º Zurique – Suiça
Zurique é conhecida por sua prosperidade, ordem e baixos impostos, o que pode fazer com que pareça mais um lugar para milionários do que estudantes internacionais. Um pouco mais perto e você verá que certamente merece seu lugar entre as melhores cidades estudantis do mundo.
Um centro internacional, Zurique é a maior cidade da Suíça e uma das mais ricas da Europa – o que traz vantagens e desvantagens para estudantes internacionais. Por um lado, sua riqueza significa que Zurique é limpa, segura e imaculadamente mantida, frequentemente classificada entre as cidades mais habitáveis do mundo. Mas, por outro lado, as despesas de subsistência podem ser extremamente altas.
Dito isto, embora o aluguel e a socialização possam custar um pacote, as mensalidades internacionais na Suíça são relativamente baixas, portanto, os custos gerais de estudar em Zurique provavelmente serão consideravelmente menores em comparação às cidades do Reino Unido, EUA ou Austrália, por exemplo.
E certamente é difícil superar Zurique quando se trata de cenário; situada às margens do pitoresco Lago de Zurique e com os deslumbrantes Alpes suíços em um dia de viagem, esta cidade seria adequada para aqueles que querem combinar as atrações da vida da cidade com a proximidade de algumas das mais belas paisagens naturais da Europa.
7º Berlim – Alemanha
A Alemanha tem crescido constantemente em popularidade como destino de estudo no exterior, e sua capital também está crescendo em popularidade permanecendo forte entre os 9 primeiros melhores lugares para fazer intercâmbio.
Tendo florescido em um dos centros urbanos mais legais do mundo – um grande centro de design, moda, música e arte para rivalizar com Nova York ou Londres – Berlim oferece cultura imbatível e um mercado financeiro quente, tornando-a perfeita para aficionados por história e arte aficionados como é para financiadores de brotamento.
Para suavizar ainda mais o negócio, todos os cursos de graduação (e alguns programas de pós-graduação) são gratuitos em universidades públicas na Alemanha, mesmo para estudantes internacionais.
6º Munique – Alemanha
De acordo com o crescente status da Alemanha como destino de estudo internacional, o país tem não apenas uma, mas duas entradas no top 9, com a última edição vendo Munique subir três lugares, ultrapassando a capital Berlim no processo.
O lugar melhorado de Munique no ranking deste ano foi sem dúvida ajudado pela impressionante subida de Munique no indicador de visão de estudantes, pelo qual subiu 24 pontos para agora ser classificada como a segunda cidade mais popular entre os estudantes depois de Montréal, mostrando que os alunos estão apreciando fatores na cidade, como acessibilidade, facilidade de locomoção, vida noturna e simpatia.
Munique também está entre as melhores do mundo por sua conveniência, que se baseia em uma ampla seleção de fontes destinadas a avaliar a qualidade de vida.
5º Paris – França
Tendo anteriormente reinado como a melhor cidade estudantil do mundo por quatro anos consecutivos no topo do ranking de melhores cidades estudantis da QS, a capital francesa caiu três posições este ano e agora está em quinto lugar no ranking QS Best Student Cities.
Embora Paris tenha uma reputação (justificada) por seu alto custo de vida, isso é em grande parte compensado pelo baixo preço de matículas em cursos e universaides – embora, é claro, aproveitar todas as delícias da vida nessa capital européia icônica certamente aumentará seu orçamento estudantil, especialmente se você gosta de alta costura e alta cozinha.
Apesar de não estar mais entre os três primeiros, a Cidade do Amor ainda tem um lugar nos corações de futuros alunos do mundo todo.
4º Montreal – Canadá
Ex número 1 em 2017, Montréal é multicultural, multilíngue e é amplamente referida como a “capital cultural” do Canadá. Apresenta bom desempenho em cinco dos seis indicadores avaliados, ficando entre os 50 melhores para todos, exceto a acessibilidade.
A cidade também é uma concorrente regular nas listas dos melhores lugares do mundo para se morar – e parece que os alunos concordam. Embora não seja mais o número um no ranking, Montréal tem a distinção de ultrapassar a cidade canadense de Ottawa para ficar em primeiro lugar na visão de estudantes, tendo se classificado em quarto lugar no ano passado, e é comemorado por estudantes por suas artes e cultura. Bem como por sua simpatia e diversidade.
Nada disso é provável que seja uma surpresa. Como uma cidade de língua francesa em uma nação de língua inglesa que passou pela imigração em massa de todo o mundo, Montreal é conhecida por sua maquiagem multicultural. Ele também é conhecido por seu estilo de vida descontraído e animado, avenidas atraentes, prósperas indústrias criativas, cafés culturais e uma variedade eclética de locais de arte, apresentações ao vivo e vida noturna.
3º Melbourne – Austrália
Melbourne é um destino altamente atrativo para estudantes internacionais e, onde se encontra uma das comunidades estudantis mais diversificadas do mundo, mantém a pontuação mais forte do ranking para o mix de alunos.
Conhecida como a capital cultural da Austrália, Melbourne encabeça regularmente as listas das cidades mais habitáveis do mundo e está repleta de todas as atrações que tornam o estilo de vida australiano tão atraente – incluindo belas praias, vida noturna e uma boa proporção de dias ensolarados. O calendário cultural da cidade é embalado durante todo o ano – abrangendo artes, comédia, música, cinema, moda e uma série de comemorações multiculturais.
Além de apresentar a maior pontuação no mix de alunos, Melbourne também tem uma pontuação particularmente boa – o que reflete tanto a qualidade de vida geral da cidade quanto seu status como destino de estudantes sob demanda. Como outras cidades australianas, tropeça apenas quando se trata de acessibilidade, com taxas e custos de vida no lado alto em termos globais. Mas, para altos padrões de vida e um ambiente natural incrível, Melbourne continua sendo uma cidade difícil de vencer.
2º Tóquio – Japão
Para aqueles que querem estudar em meio à agitação de cidade grande, Tóquio é uma das áreas urbanas mais populosas do mundo.
O resultado do gigantesco tamanho de Tóquio é que ele oferece um dos ambientes de vida mais variados e cosmopolitas da Terra. Como um dos três principais epicentros financeiros do mundo, ao lado de Nova York e Londres, também oferece oportunidades profissionais e de estágio invejáveis, consistentemente classificadas como as melhores do mundo para o indicador de empregabilidade.
1º Londres – Inglaterra
Contrariando quaisquer receios sobre o Brexit afetar seu apelo para estudantes internacionais, a edição de 2018 da QS mostra Londres ultrapassar Montréal para ser a primeira cidade estudantil do mundo pela primeira vez.
Londres não é exatamente uma opção barata para estudantes internacionais. Além disso, os custos de aluguel e de vida são significativamente maiores em Londres em comparação com o resto do Reino Unido. No entanto, graças à concentração de universidades de classe mundial, oportunidades profissionais e sociais, e uma confluência cultural alucinante que mistura a corporativa e a alternativa, a histórica e a ponta, estudar em Londres pode valer cada centavo.
E claro, a capital do Reino Unido não é apenas um centro acadêmico – é um epicentro das finanças e negócios internacionais, cultura e criatividade, famosos por seus museus, cenário artístico, vida noturna e diversidade. Qualquer coisa que você queira experimentar, ver, comer, aprender ou experimentar: está aqui.
Merecem destaque
Algumas cidades não estão entre as 9 melhores cidades para fazer intercâmbio em 2018 mas também merecem destaque, são elas: Toronto (13º), Vancouver (17º), Nova Iorque (18º), Brisbane (21º), Auckland (23º) e Manchester (24º). Veja o Ranking completo acessando o QS Best Student Cities.
O que não falta são boas opções lugares espalhados ao redor do mundo onde você pode realizar seu intercâmbio. Fale já com um de nossos consultores e nos deixe ajudar a descobrir qual o melhor destino para seu intercâmbio.
Leia tambem:
Como escolher o melhor país para fazer intercâmbio