Você está com tudo certo para ir passar uma temporada no exterior, aí chega o momento de arrumar a mala para o intercâmbio. E com ele o dilema: que levar para ficar tanto tempo longe de casa?
Antes de mais nada, vale lembrar que na maior parte do mundo, você consegue encontrar praticamente tudo que precisa no dia a dia. Por isso, tente evitar levar todas as suas coisas com aquele pensamento de “vai que surge a oportunidade de usar?”.
O desapego é o item mais importante na hora de planejar o que levar na mala para o intercâmbio. Veja outras dicas:
Dicas para arrumar a mala para o intercâmbio
Como falamos acima, o melhor é deixar a bagagem o mais leve possível, até porque muitas companhias aéreas têm hoje limites restritos. Não se esqueça, portanto, de conferir as regras da empresa com que você vai voar.
Sem falar que fica muito mais fácil se deslocar com menos tralhas, e que durante a viagem (mesmo que queira fazer um intercâmbio barato) você certamente vai fazer umas comprinhas. Por isso, a dica é colocar em cima da cama tudo que você pensa em levar e depois tentar eliminar pelo menos um terço.
Como você provavelmente vai andar bastante no dia a dia, é interessante priorizar roupas e principalmente calçados confortáveis. Um par de tênis, por exemplo, é praticamente indispensável. Evite levar sapatos novos, que ainda não “amaciaram” e você não sabe se machucam seus pés. E, se possível, deixe os saltos em casa.
Outra dica importante é levar em consideração o clima do destino, que pode ser muito diferente do que você está acostumado no Brasil. Mas caso esteja indo para um país onde faz frio, não precisa encher a mala com roupas de inverno, especialmente se já não tiver essas peças.
Comprar roupas de frio por aqui é uma furada, porque elas não costumam ser suficientes para temperaturas realmente baixas, além de custarem mais caro do que no exterior. Leve apenas o necessário para os primeiros dias e compre o resto no país de destino.
Na hora de decidir o que entra na mala para o intercâmbio também recomenda-se dar preferência a roupas que combinem entre si, que não precisem ser passadas a ferro e que sejam fáceis de lavar e secar.
O que levar na mala para o intercâmbio
Use a lista abaixo como referência, eliminando tudo que não for realmente necessário de acordo com seus hábitos e com o destino:
Bagagem despachada
Shampoo
Condicionador
Sabonete
Desodorante
Creme hidratante
Protetor solar
Produtos para cabelos
Repelente
Removedor de maquiagem
Cremes dermatológicos
Perfume
Pente ou escova
Escova de dentes
Lenços de papel
Cotonetes
Algodão
Band-aids
Absorventes
Pinça
Gilete
Acessórios para cabelo
Colares, brincos, pulseiras, anéis e relógios
Óculos escuros
Remédios para tratamentos específicos (com receita)
Remédios de uso corrente, como analgésico, antitérmico, anti-inflamatório, antigripal, descongestionante nasal, termômetro, colírio e para enjoo, alergia, indigestão, dor de garganta, azia, diarreia etc.
Maquiagem
Mini kit de manicure
Calçados
Meias
Calcinhas cuecas
Sutiãs
Roupas de banho
Pijamas
Calças
Shorts e bermudas
Saias
Blusas
Vestidos
Cintos
Bolsas
Lenços, luvas, gorros e cachecóis
Casacos, moletons e jaquetas
Guarda-chuva
Bagagem de mão
Passaporte (o ideal é guardar na doleira, aquela pochete fina usada por dentro da roupa)
Carteira de estudante e/ou carteira de motorista e cartão de vacinação internacionais
Dinheiro e cartões
Remédios mais importantes
Óculos ou lentes de contato
Óculos escuros
Máquina fotográfica e carregador
Notebook e carregador
Celular e carregador
Adaptador de tomada
Livro, revista ou e-reader
Biscoitos para o avião
Maquiagem básica
Casaquinho para o avião
Máscara de dormir
Travesseiro de avião
Para você, o que foi ou seria indispensável na mala para o intercâmbio? Conta para a gente nos comentários!