Pensa em passar um período fora do país, mas não curte a ideia de ficar longe de quem ama? Lidar com a distância pode ser difícil, mas existem algumas formas de aplacar a saudade no intercâmbio.
Uma das melhores razões para fazer intercâmbio é justamente desenvolver a independência, aprendendo a se virar sem a ajuda de pessoas queridas e descobrindo o valor da sua própria companhia.
Mas o que fazer nas horas em que a saudade aperta e tudo que a gente queria era estar ao lado dos amigos, família ou namorado(a)?
6 Dicas para lidar com a saudade no intercâmbio
Desabafe
Antes de mais nada, lembre-se que é perfeitamente normal sentir saudade no intercâmbio. Não tenha vergonha disso, nem se sinta mal. Se possível, converse sobre o assunto com alguém que conheceu na viagem, ou use a internet para desabafar com pessoas em que confia.
Outra boa opção é escrever um diário, ou mesmo se expressar artisticamente. Quando externamos os sentimentos que estão nos angustiando, fica mais fácil assimilá-los e seguir adiante.
Se distraia
“Seguir adiante” é um ponto importante: não é saudável ignorar os sentimentos, mas também não é bom prender-se a eles por muito tempo. Fazer um intercâmbio é uma oportunidade incrível e você não quer desperdiça-la pensando na saudade o tempo inteiro, né?
Quanto mais ocupado estiver, mais fácil focar no que está vivendo no momento. Dedique-se aos estudos ou trabalho que motivaram o intercâmbio e procure também outras atividades para se distrair.
Explore a cidade onde está morando, pratique exercícios ou hobbies… Vale, inclusive, procurar novos interesses. Que tal experimentar um esporte ou dança típico do destino, por exemplo? Ficar no quarto se lamentando não vai ajudar em nada a lidar com a saudade no intercâmbio.
Aprenda o idioma
Focar nos estudos do idioma não é apenas uma ótima distração e uma forma de sentir que o intercâmbio está valendo a pena, mas também uma boa ferramenta para se adaptar melhor à cultura do lugar.
Se você não sentir segurança para se comunicar na língua local, é provável que se sinta ainda mais sozinho. Mas se conseguir deixar a vergonha de lado e praticar o idioma sempre que puder, em pouco tempo estará muito mais fluente e integrado.
Faça amigos
O intercâmbio é, afinal, uma ótima oportunidade de conhecer gente nova e aprender com pessoas de vários países. Esses encontros durante a viagem certamente serão seus melhores souvenires. E além dos colegas do curso, há várias outras formas de fazer amigos no intercâmbio.
Conhecer outras pessoas que também estão longe de casa é ótimo nesse sentido, já que os laços tendem a se formar com mais facilidade.
Está triste porque não vai passar o Natal com sua família, por exemplo? Junte-se a outros estrangeiros e façam uma super festa! No ano seguinte você volta à rotina, mas por enquanto você tem a chance de viver algo diferente.
Deixe seu quarto com cara de lar
Mesmo que seu período no destino não seja muito longo, uma forma legal de aplacar a saudade no intercâmbio é decorar seu quarto ou casa com a sua cara. Pequenos itens decorativos, fotos e pôsteres podem ajuda-lo a se sentir em casa no novo ambiente.
Lembre-se dos seus porquês
Ter consciência das razões que o levaram a viajar ajuda muito a lidar com os momentos de saudade apertada. Sempre que os pensamentos saudosos aparecerem, lembre-se das suas motivações para estar ali. Vale até escrever em post-its e colar na parede!
Lembre-se que a vida é feita de escolhas e não se pode ter tudo ao mesmo tempo. Uma experiência no exterior é muito enriquecedora e vai fazê-lo crescer muito, enquanto a vida “em casa” provavelmente continuará quase igual. Aproveite essa oportunidade!