Quer realizar o sonho de morar fora do Brasil por um tempo, mas não tem o orçamento tão folgado? Sem problemas. Há várias formas de fazer um intercâmbio barato.
As muitas razões para fazer intercâmbio tornam esse um dos melhores investimentos que você pode fazer na vida. E além de existirem muitas formas de economizar para viajar, é possível tornar essa experiência mais barata do que você imagina. Veja essas dicas e planeje-se!
Como fazer um intercâmbio barato
1. Escolher um destino com custo de vida baixo
Talvez seu grande sonho seja morar em Londres, mas se você não pode bancar o alto custo de vida da capital inglesa, por que não considerar uma cidade menor no mesmo país, onde os preços de hospedagem, transporte e alimentação são mais em conta? Ou, se quiser economizar ainda mais, um país onde a moeda é menos forte, como o Canadá.
2. Ir para um país onde possa trabalhar legalmente
Sabia que alguns países permitem que estudantes (inclusive de idiomas) trabalhem legalmente e ganhem uma grana para ajudar com as despesas da viagem? É o caso, por exemplo, da Irlanda, onde os intercambistas podem trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de aulas e em tempo integral nas férias.
Outras opções são Austrália e Nova Zelândia. Dessa forma, no balanço final você consegue tornar seu intercâmbio barato.
3. Viajar em baixa temporada
As passagens áereas podem ser um gasto considerável no seu intercâmbio. E, como você deve saber, os preços das ditas cujas tendem a subir bastante em períodos de maior procura, como as férias escolares, o verão no país de destino e o fim de ano.
Se você puder viajar em outras épocas, são maiores as chances de conseguir passagens mais em conta, e existem até escolas que oferecem preços reduzidos nos meses de menor movimento.
4. Escolher acomodações mais baratas
Um dos principais gastos num intercâmbio é a acomodação, mas você pode reduzir esse custo ficando em um tipo de hospedagem mais barato. Em vez de ter um apartamento ou quarto amplo só para você, pode optar por dividir o apê ou até mesmo o quarto com outros estudantes. Não é a opção mais confortável, mas a experiência pode ser muito divertida.
5. Fazer aulas em horários alternativos
A maioria dos intercambistas prefere estudar pela manhã, ficando com o resto do dia livre para passear e curtir a cidade. No entanto, estudar à tarde ou à noite pode ser uma forma de economizar. Nem todas as escolas oferecem esses horários, mas quando oferecem muitas vezes eles são mais baratos, justamente por causa da demanda reduzida.
6. Controlar seus gastos
Uma forma de economizar para tornar seu intercâmbio barato é organizar bem suas finanças. Comece determinando quanto pode gastar por mês, a partir de uma média realista para a cidade aonde pretende ir. Chegando no destino, a dica é anotar tudo que você gastar (você pode usar um aplicativo, como o Moneywise) e adotar uma atitude econômica.
O que isso significa? Nada mais, nada menos do que evitar gastos supérfluos e aprender a ser mais flexível. Isso pode incluir, por exemplo, cozinhar em casa em vez de comer na rua, escolher um dia da semana para fazer farra, se deslocar caminhando ou de transporte público sempre que possível, se controlar com as compras…
7. Procurar uma boa agência de intercâmbio
Um bom consultor de intercâmbio é aquele que entende seus objetivos para a viagem e também suas limitações práticas ou financeiras, além de conhecer bem a realidade nos países de destino e as opções oferecidas pelas escolas.
Por isso, a assistência de uma agência confiável pode ajudar muito a tornar seu intercâmbio barato. Quer tirar dúvidas e descobrir quais são suas possibilidades? Fale com a equipe da Scool.
Tem outras dicas para quem quer fazer um intercâmbio barato? Compartilhe nos comentários!