Como fazer amigos durante o intercâmbio

Uma das melhores partes de uma experiência no exterior é o contato com pessoas de outras nacionalidades. Mas como fazer amigos durante o intercâmbio?

Você provavelmente vai conhecer bastante gente na sala de aula e na sua hospedagem, e nesse convívio já costumam surgir grandes amizades. Afinal, está todo mundo vivendo uma situação parecida, longe de casa, e isso favorece a formação de laços.

Mas caso você não tenha tanta facilidade para fazer amigos durante o intercâmbio por esses meios mais comuns, ou se quiser buscar formas de conhecer moradores do lugar, pode recorrer às estratégias a seguir.

Como fazer amigos durante o intercâmbio

Cursos e atividades culturais

Por razões óbvias, em um curso de idiomas você provavelmente só vai conhecer outros estrangeiros. Se quiser entrar em contato com pessoas do país visitado, uma sugestão é procurar outros cursos e eventos frequentados por moradores. Uma aula de culinária ou dança, por exemplo, pode ser superdivertida e uma boa oportunidade para conhecer gente.

Com um domínio intermediário do idioma, já é possível se integrar nesse tipo de atividade. Na maioria das grandes cidades é possível inclusive encontrar cursos gratuitos ou muito baratos na universidade pública ou em centros cívicos.

Trabalho voluntário

Outra atividade interessante para entrar em contato com a cultura local e conhecer todo tipo de gente é fazer trabalho voluntário. Você certamente não terá dificuldade para encontrar associações locais ou seções de organizações internacionais, como a Oxfam, a Cruz Vermelha e a Anistia Internacional, onde possa colaborar com algumas horas de voluntariado por semana.

É possível fazer todo tipo de atividade, desde tarefas administrativas a trabalhos com idosos, crianças, em hospitais, em lojas de comércio sustentável, com agricultura orgânica… Trata-se de uma ótima forma de ampliar sua visão de mundo e ajudar o próximo, além de ajudar a fazer amigos durante o intercâmbio.

Grupos do Facebook

Cidades com um fluxo razoável de turistas e intercambistas costumam ter grupos no Facebook onde estrangeiros se conectam, tiram dúvidas e compartilham informações práticas como recomendações de apartamentos para alugar.

Esses grupos podem ser boas formas de fazer amigos antes e durante o intercâmbio, já que reúnem pessoas na mesma situação. Para encontrá-los basta usar a própria ferramenta de busca do Facebook, digitando termos como “expats in”, “international meeting”, “exchange students” ou “digital nomads” e o nome da cidade.

Se você estiver na Europa, outra dica é procurar pelos grupos da Erasmus Students Network (ESN), rede de estudantes europeus em mobilidade acadêmica. Eles costumam realizar eventos semanais nas cidades e até viagens periódicas pelos arredores.

Sites e aplicativos

O Couchsurfing é uma plataforma que tem como principal objetivo conectar pessoas que buscam ou oferecem hospedagem gratuita em casa. Mas o site (e o aplicativo de mesmo nome) também são úteis para quem procura apenas pessoas para conversar, explorar a cidade ou tomar um café ou cerveja.

No site você encontra uma lista de eventos como intercâmbios linguísticos e festas que reúnem turistas, intercambistas e moradores que gostam de conhecer estrangeiros. O app também tem uma funcionalidade chamada “hangout”, que conecta viajantes disponíveis naquele momento.

Além dele, vários outros aplicativos e sites também ajudam a conectar viajantes entre si ou com moradores do lugar. Um exemplo é o Meetup, que reúne pessoas com interesses em comum para fazer algo juntas, como praticar idiomas ou esportes.

Outras sugestões são o Travel Buddies e o Backpackr, que conectam pessoas viajando para o mesmo destino, e o app Party With, feito para quem procura companhia para festas.

Já teve a oportunidade de fazer amigos durante o intercâmbio usando algum desses métodos, ou outros diferentes? Concorda que as amizades internacionais são um dos melhores motivos para fazer intercâmbio? Conta para a gente!

 

 

Compartilhe agora

Escrito por:
Aerotur