7 dicas para aproveitar o intercâmbio ao máximo

Um intercâmbio sempre traz benefícios, tanto em termos de aprendizado formal quanto de desenvolvimento pessoal. Mas existem algumas atitudes que você pode tomar para aproveitar o intercâmbio ao máximo, potencializando esses benefícios.

Com base em experiências próprias e relatos de outros intercambistas, reunimos algumas dicas para você aproveitar o intercâmbio da melhor forma possível:

7 dicas para aproveitar o intercâmbio

1. Estude o idioma antes de viajar

É possível chegar em outro país sem saber nada do idioma local e fazer aulas desde o início? Sim! A Scool trabalha com escolas que oferecem turmas para iniciantes, e ao chegar no país você aprende muito na prática. Mas o ideal é embarcar com ao menos uma noção sobre a língua, que você pode obter fazendo aulas na sua cidade ou mesmo estudando pela internet.

Dessa forma fica mais fácil se virar no destino nas primeiras semanas, quando é preciso resolver algumas questões práticas, e aí você já embarca se sentindo mais seguro.

Isso também possibilita evoluir mais no aprendizado, porque depois de ultrapassar a fase inicial de pouca familiaridade com o idioma você tende a perceber as nuances com mais facilidade. Se ainda estiver aprendendo o bê-á-bá, pode não identificar diferenças de sotaque, linguagem formal e informal, gírias e outros detalhes que uma vivência no exterior nos permite aprender.

Essa dica é especialmente importante se você for fazer um intercâmbio de menos de um mês, quando um entendimento básico do idioma permite aprimorar as habilidades de forma mais eficaz.

2. Escolha um bom programa de intercâmbio

Desde a escolha do melhor país para seu intercâmbio à escola e o tipo de acomodação, o processo de planejamento da viagem é fundamental para se assegurar de que você vai aproveitá-la ao máximo.

O tipo de intercâmbio que seu colega ou parente fez pode não ser o ideal para você. Por isso, é interessante contar com a ajuda de uma agência de intercâmbio, com consultores disponíveis para ouvir suas necessidades e recomendar as melhores opções para o seu caso. Assim, as chances de ficar satisfeito com a experiência são muito maiores.

3. Mantenha a mente aberta

Uma das maiores vantagens de estar em outro país, convivendo com moradores do local e pessoas de várias partes do mundo, é se deparar com diferentes formas de pensar e agir.

Para aproveitar o intercâmbio em seu potencial transformador, é recomendável fazer um trabalho interno para tentar não julgar o que for diferente. Pense que não existe um jeito certo de fazer as coisas e tente ver o que tem de interessante em cada coisa que parece “esquisita” à primeira vista.

4. Aproveite oportunidades

Essa é uma experiência com prazo para acabar, então aproveite para deixar de lado aquela tendência que costumamos ter de pensar que a vida é infinita e deixar as coisas para depois.

Desfrute de cada dia ao máximo e aproveite que ninguém ali lhe conhecia antes, então ninguém tem ideias formadas sobre você. Aceite convites para atividades que não faria normalmente, mas que pareçam interessantes naquele momento.

Converse com gente que não tem nada a ver com o perfil dos amigos com quem você costuma conviver na sua cidade. Experimente comidas diferentes, ouça músicas novas, vá para eventos inusitados. Você vai se surpreender.

5. Evite ficar SEMPRE COM brasileiros

Costuma acontecer uma conexão instantânea quando encontramos pessoas do nosso país no exterior, mas vale fazer um esforço para não passar o tempo inteiro com brasileiros.

É claro que você não deve ignorar seus compatriotas e que pode encontrar neles grandes amigos, mas lembre-se que o intercâmbio é uma oportunidade valiosa de conhecer outras culturas.

Além disso, quanto menor o tempo disponível no exterior, mais importante é aproveitá-lo para não falar em português.

6. Faça uma imersão no idioma

Não é só porque você está no país onde o idioma é falado que você vai simplesmente absorver tudo por osmose. Para aprender mesmo, o ideal é fazer um esforço consciente. Tente deixar a vergonha de lado e puxar assunto com todo mundo, desde os colegas de turma a atendentes de lojas e até quem estiver ao seu lado no ônibus.

Aproveite, ainda, para aprender enquanto conhece mais sobre a cidade: tente ler os textos explicativos nos museus e fazer passeios guiados, por exemplo. Mesmo que você não entenda tudo, vai sentir uma evolução grande com o passar o tempo.

Também vale a pena tentar ler o jornal local todos os dias, tentando entender as notícias pelo contexto, com a ajuda das fotos. Outra dica é anotar (em um caderno ou num app como o Evernote) todo vocabulário novo que você encontrar no dia a dia, criando uma espécie de dicionário particular.

7. Não fique preso ao que deixou em casa

Especialmente se essa for sua primeira vez fora do país sem ninguém conhecido, você pode sentir muita saudade de casa. Com a tecnologia, fica fácil aplacar essa saudade: temos Whatsapp, Skype, Facebook e outras mil maneiras de ficar sempre em contato com os amigos, a família e o namorado ou namorada.

É claro que é ótimo mandar notícias e conversar com alguém querido nos momentos difíceis, mas você não vai para tão longe para ficar com a cabeça no mesmo lugar, né?

Tente desapegar um pouco e se concentrar na nova rotina e nas novas amizades. Quando você voltar para casa, as pessoas que você ama ainda estarão lá. Durante o intercâmbio, o mais importante é aproveitar o seu momento, especialmente quando for ficar fora por um período mais curto.

No fim das contas, a principal dica para aproveitar o intercâmbio ao máximo é entender o que funciona para você. Afinal, não existem regras e cada pessoa tem sua personalidade e suas prioridades. Além disso, nem sempre tomamos as melhores decisões, e fazer algumas escolhas ruins aqui e ali também faz parte do processo.

O mais importante é não esquecer quais são seus objetivos com essa experiência e não deixar que o medo ou a preguiça o impeçam de vive-la em todo seu potencial.

Conhece alguém que está planejando um intercâmbio? Compartilhe esse post! E como sempre, se tiver alguma dúvida é só falar nos comentários ou entrar em contato diretamente com a Scool. Estamos à disposição para ajudar a tornar seu intercâmbio inesquecível!

 

 

Compartilhe agora

Escrito por:
Aerotur