História, cultura, belezas naturais e um dos idiomas mais falados do mundo. Saiba mais sobre esses e outros motivos para fazer intercâmbio na França.
Um dos países mais procurados por intercambistas, a França oferece cursos voltados para os mais diversos perfis, incluindo opções que combinam o idioma com história ou culinária. Pensando em fazer um intercâmbio na França? Aposto que essas razões vão te convencer!
6 motivos para fazer intercâmbio na França
1. A importância do idioma
Sabia que o francês é falado por mais de 200 milhões de pessoas? Além de ser muito bonita, a língua é considerada oficial em 30 países e em várias organizações internacionais, como a ONU.
Por ser um idioma latino, seu aprendizado não é tão difícil para brasileiros. Além disso, os conhecimentos em francês podem facilitar o estudo futuro de outros idiomas de mesma raiz e até do inglês, que tem muitos termos de origem francesa.
2. A ampla oferta cultural
Um dos principais atrativos para quem pensa em fazer intercâmbio na França é a aura de “alta cultura” que existe no país. O destino é mesmo um paraíso para quem se interessa por artes plásticas, literatura, cinema, teatro e música, e também por dança, arquitetura, moda e outras artes.
A França tem mais de 40 mil monumentos tombados, 39 patrimônios mundiais pela Unesco, 80 mil museus e centenas de festivais. Morar lá, mesmo que temporariamente, é respirar cultura!
3. A gastronomia
Outro aspecto cultural em que a França se destaca merece um tópico à parte: a gastronomia. Com diversos chefs renomados, a culinária francesa é considerada uma das melhores do mundo, sendo o destino ideal para quem quer aprender sobre o assunto.
Desde alimentos específicos aos “bons modos” à mesa, as tradições gastronômicas francesas tiveram um papel importantíssimo em âmbito mundial. E apesar da longa história, a França não para de se reinventar à mesa.
Nem se limita a croissants e escargots, é claro. Cada região do país produz itens específicos de alto nível, como os vinhos rosé na Borgonha, os frutos do mar em Bordeaux, os queijos e leites da Normandia… Tem dúvidas de que esse é um ótimo destino para quem gosta de comer?
4. O turismo
A comida, no entanto, é só um dos muitos atrativos que tornam a França um ótimo país para viajar. Muito além do charme inegável da capital, o país abriga vários destinos de tirar o fôlego.
A beleza litorânea da Côte d’Azur, os campos floridos da Provence e o ar medieval de Strasbourg e arredores são só alguns exemplos dos lugares lindos que você encontra por lá.
Sem falar que o país fica no coração da Europa, o que faz de um intercâmbio na França uma ótima desculpa para explorar o continente. Com pouco tempo e dinheiro você já consegue conhecer muitos outros países interessantes por ali.
Leia também:
Dicas para viajar durante o intercâmbio
5. Outras oportunidades de estudos
Além de cursos de idioma, a França é um destino excelente para quem quer fazer pós-graduação na Europa. As universidades públicas têm ótima reputação e custo próximo de zero, por exemplo.
Alunos com visto de longa duração também têm permissão para trabalhar e em alguns casos é possível conseguir bolsa de estudos.
Que tal ir aprimorar o francês e conhecer o país como preparação para o sonho de ter um diploma universitário de lá?
6. Oportunidades de trabalho
Se seu foco for no trabalho, um intercâmbio na França também pode ser muito útil. O país abriga dezenas de grandes multinacionais de áreas como energia, telecomunicações, automóveis, cosméticos e saúde.
Muitas empresas francesas têm sede no Brasil e procuram profissionais com conhecimentos avançados do idioma. E se você quiser trabalhar em organizações nacionais, o francês também é um grande diferencial, como falamos lá no início.
E aí, tá convencido? Para saber quanto custa um intercâmbio na França e quais são as opções de curso por lá, entre em contato com a Scool!