Viagens internacionais: saiba quais documentos + dicas de organização!

Redação AeroturDev

Nosso Brasil é repleto de lugares incríveis para se fazer uma viagem, não é mesmo?

Mas quem nunca resolveu desbravar o mundo afora? Neste conteúdo, o nosso foco será as viagens internacionais e quais documentos você deve ter em mãos, caso o seu destino seja fora do país!

Hoje em dia, sair do país não é tão burocrático quanto antigamente, com um pouquinho de planejamento e organização, o seu sonho pode se tornar realidade.

Vamos realizá-lo?

Então já se acomode e veja as dicas que separamos para você!

VEJA COMO APROVEITAR AS VIAGENS INTERNACIONAIS!

Curtir as férias é sempre bom, e se adicionar uma  viagem internacional  no pacote, fica mais especial ainda. Imagine, conhecer outras culturas e experiências em uma viagem internacional?

Logo que o plano começa, inúmeras ideias começam a surgir, não é mesmo? Não tem quem consiga afastar os pensamentos sobre a mala, documentos e o que levar. Ainda que a viagem esteja distante, essas dúvidas são frequentes!

QUAIS DOCUMENTOS NÃO PODEM FALTAR PARA FAZER VIAGENS INTERNACIONAIS?

Ok. antes de tudo, já separa as suas passagens áreas e coloque elas em um lugar de fácil acesso, caso precise comprovar a sua viagem em algum momento do percurso, ok?

Agora veja quais documentos são necessários:

#01. PASSAPORTE VÁLIDO

O seu documento de identificação no exterior é o  passaporte. Por isso, antes de viajar, certifique-se de que ele está com a validade em dia. Caso contrário, procure uma unidade da Polícia Federal e emita um novo passaporte.

O passaporte agora tem validade para 10 anos e para viajar para outros países, o documento deve estar válido pelos próximos 6 meses a contar do mês da sua viagem.

Em alguns países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Peru, os brasileiros também podem apresentar apenas a carteira de identidade (RG).

Durante sua viagem, tenha sempre esses documentos à mão e tome muito cuidado para não perdê-los!

#02. VISTO

Ao pensar em documentos, uma das maiores preocupações do viajante é o visto.

Mas tenha calma. Pesquisando bem dá para se planejar e organizar todos os papéis para viajar carimbado e tranquilo!

Os países do Mercosul não exigem visto de turistas brasileiros para permanência de até 90 dias no país de destino.

Em contrapartida, na União Europeia, embora não seja obrigatoriedade o visto para o mesmo período de permanência, podem solicitar comprovação de renda e de saúde para aceitarem a entrada de brasileiros.

Para garantir a sua entrada e permanência no exterior com segurança, informe-se nos respectivos Consulados ou Embaixadas.

Verifique se há ou não exigência de visto, quais são os critérios e o procedimento para obter a autorização.

Tudo vai depender do objetivo da sua viagem. Os vistos mais comuns são os de turista e estudante.

#03. COMPROVANTE INTERNACIONAL DE VACINA

Outro item que merece atenção são as  vacinas . Há países que exigem que o visitante apresente um Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia ( CIVP ) solicitado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a  ANVISA.

No site, o órgão também disponibiliza a lista das nações em que o documento é obrigatório. Para saber se o seu destino internacional faz essa exigência ou quais vacinas recomendadas, acesse o site da ANVISA.

É possível  obter o certificado internacional de vacinação pela internet . Para saber sobre o passo a passo desse processo, vá ao portal de Saúde e vigilância sanitária.

#04. SEGURO VIAGEM

Afinal, o que é seguro viagem? O seguro viagem não é elemento supérfluo para viajar.  Ele é uma ferramenta indispensável para nos proteger contra imprevistos  que podem pesar no bolso e até atrapalhar o sucesso do passeio.

Contratando o seguro,  despesas com atendimento médico ou odontológico  e ajuda em casos de acidente e outros imprevistos ficarão por conta da seguradora, possibilitando que você prossiga seu passeio sem dores de cabeça!

No continente europeu, por exemplo, o seguro é obrigatório em quase todos os países, estes, signatários do  Acordo de Schengen.

A contratação do seguro é importante, independente da exigência, pois por um preço muito em conta, às vezes mais barato que o valor de uma consulta, podemos viajar seguros e livres de gastos inesperados.

#05. COMPROVANTES DE HOSPEDAGEM

Os documentos de comprovação de hospedagem são solicitados pelos agentes de imigração de muitos países do exterior.

Eles podem ser as  reservas do hotel  (do dia da chegada ao de partida) ou a  carta convite  de quem irá recepcioná-lo no país de destino, se for este o caso.

Se durante a viagem os seus planos mudarem, você poderá fazer o  cancelamento da reserva  em questão e prosseguir com o passeio. Após ter passado pela imigração, você estará liberado para montar um novo roteiro.

#06. COMPROVANTE FINANCEIRO

Muitos países vão querer se certificar de que o turista está chegando ao país para passear mesmo, com dinheiro para movimentar a economia local.

Em viagem à Europa, por exemplo, o agente imigratório poderá solicitar a  comprovação de renda , garantindo que você tem condições financeiras para se manter durante a estadia pelo continente.

Para tanto, você poderá expor  extratos da sua conta bancária , do seu cartão pré-pago de viagem, extrato demonstrativo do limite do cartão de crédito e até mesmo dinheiro em espécie.

#07. PASSAGEM AÉREA DE VOLTA

Por último e não menos importante!

passagem aérea  de retorno também é um comprovante de que você está em determinado destino turistando e que não excederá o prazo limite de  90 dias  a que os viajantes têm direito.

O fato é que a falta da passagem de regresso gera a desconfiança na imigração de que o turista queira ficar ilegalmente no país.

Caso você não tenha a passagem de volta, pode ser que nem seja permitido sua entrada em alguns países, principalmente nos da Europa. Então, não se esqueça de tê-los em mãos!

BÔNUS: DICAS DE ORGANIZAÇÃO E CUIDADOS PARA FAZER VIAGENS INTERNACIONAIS!

Nós, da Aerotur, sempre pensamos no conforto dos nossos viajantes, e não poderíamos de dar algumas dicas de organização e cuidados, não é mesmo?

Já que você pretende ficar fora do país, é super necessário prestar atenção nos tópicos abaixo, pois eles irão te proporcionar uma experiência mais agradável de viagem.

  • Mantenha a sua saúde em dia!
  • Procure saber sobre a alimentação do país que você está indo;
  • Tenha todos os documentos atualizados em mãos;
  • Veja as regras para o despache de malas;
  • Contrate um seguro viagem internacional;
  • Sempre verifique os seus dados em qualquer ocasião de preenchimento;
  • Leve itens que você se sinta confortável na sua maça;
  • Tenha sempre um kit médico guardadinho;
  • Use kits de segurança para guardar seus cartões e documentos;
  • Organize seus papéis em pastas;
  • Para os eletrônicos: tenha sempre um carregador portátil;

Ufa, esperamos que as nossas dicas te ajudem na sua organização!

São passos simples e sabemos que você irá conseguir realizar todos eles.

CONCLUSÃO

E aí? Preparado para viajar ao exterior? Curtiu as dicas para viagens internacionais? Depois dessa bagagem de informações, falta só fazer as malas!

Esperamos que a suas viagens internacionais sejam incríveis! E que nós, da Aerotur, tenha sido uma ótima ajuda para você.

Caso tenha alguma dúvida, basta conversar com um de nossos especialistas. (:

Boa viagem e até o próximo conteúdo!

 

O post Viagens Internacionais: saiba quais documentos + dicas de organização! apareceu primeiro em Blog Aerotur.

Compartilhe agora

Escrito por:
Aerotur